MULTA RECORDE- Google recebe multa de 2,4 bilhões de euros da União Europeia

A empresa tem 90 dias para interromper as práticas consideradas irregulares (Foto: Pixabay)

Nesta terça-feira, 27, o Google foi multado em 2,42 bilhões de euros (R$ 8,9 bilhões) pela Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE). A multa é decorrente da acusação de que o Google tem favorecido ilegalmente seu próprio serviço de compras.

O valor da multa é um recorde neste tipo de ação, de abuso de posição dominante. A maior tinha sido de um bilhão de euros ( R$ 3,7 bilhões) contra a Intel, em 2009.

A empresa tem 90 dias para interromper as práticas consideradas irregulares. Se não fizer isso, terá que pagar multas diárias de até 5% da média diária do volume de negócios mundial da Alphabet (holding que controla a empresa).

Segundo a acusação, o Google favorece seu sistema de comparação de preços, o Google Shopping, dentro de seu mecanismo de buscas. “O Google abusou de seu domínio no mercado como mecanismo de busca ao promover seu próprio serviço nas buscas e minimizar os de seus competidores”, disse Margrethe Vestager, comissária europeia responsável pela investigação.

Segundo a Comissão Europeia, os resultados dos serviços de comparação de preço não seguem as regras gerais de busca. Desta forma, os rivais são prejudicados pelo algoritmo, recebendo menos cliques. Como os anúncios dependem do fluxo de visitas, os rivais acabam ganhando menos.

A empresa nega as acusações e diz que os resultados das buscam facilitam a experiência dos consumidores. O Google ainda pode recorrer da decisão. O caso se arrastou por sete anos. Em 2010, a Microsoft e o TripAdvisor denunciaram o Google à União Europeia, mas apenas em 2015 a União Europeia fez uma acusação formal.Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação