REINO UNIDO - Cerca de 600 prédios britânicos têm material inflamável

May afirma que autoridades locais e serviços de incêndio estão tomando medidas para tornar os prédios seguros (Foto: UK Home Office)

Na manhã desta quinta-feira, 22, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou que cerca de 600 prédios residenciais do Reino Unido são revestidos com material inflamável similar ao do Grenfell Tower, que pegou fogo na semana passada, deixando quase 80 mortos.

O jornal britânico Guardian ouviu John Cowley, diretor da empresa Omnis Exteriors, que forneceu o material para uma reforma do edifício no ano passado. Ele disse que o material utilizado pela firma que conduziu as obras usou um composto de alumínio para revestimento que custa duas libras (cerca de R$8,40) a menos do que a versão resistente ao fogo.

May disse ao parlamento que, depois do incêndio, o governo conduziu testes nos materiais presentes em prédios residenciais do país.

“[Nós] devemos, claro, ser cuidadosos ao especular o que causou esse incêndio, mas como uma precaução o governo se organizou para testar revestimentos em todos os prédios residenciais relevantes. Pouco antes de chegar à Câmara, eu fui informada de que um número desses testes voltou como inflamável”, disse May, afirmando que as autoridades locais e serviços de incêndio estão tomando medidas para tornar os prédios seguros.

O incêndio, o maior do Reino Unido desde a Segunda Guerra Mundial, aumentou a pressão sob a primeira-ministra britânica, que passa por uma instabilidade política depois que uma eleição antecipada resultou na perda de assentos de seu partido no parlamento. Além de revolta contra cortes no financiamento de governos locais, May foi acusada de inação após a tragédia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação