DATAFOLHA - Aprovação de Temer cai para 7%, a mais baixa desde Sarney

Trata-se de o pior índice de aprovação desde 1989 (Foto: Agência Brasil)

Uma pesquisa divulgada no último sábado, 24, pelo Datafolha, apontou que a aprovação do governo de Michel Temer caiu para 7%. O índice é o mais baixo desde 1989, quando a hiperinflação fez a popularidade de José Sarney cair para 5%.

Na pesquisa do Datafolha, 69% dos entrevistados avaliaram o governo Temer como “ruim” ou “péssimo”. Outros 23% classificaram a gestão como “regular” e 2% não souberam opinar.

O índice de desaprovação ao governo é mais alto entre mulheres, jovens e população de baixa renda. Entre as mulheres, 73% consideram o governo Temer “ruim” ou “péssimo”. Entre pessoas de 25 a 34 anos, este percentual é de 74%. Entre pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos, o patamar é de 71%.

A maior aprovação ao governo foi registrada pelo eleitorado rico, com renda mensal acima de dez salários mínimos. Entre estes, 15% afirmaram considerar o governo Temer “bom” ou “ótimo”; 30% como “regular”; e 55% como “ruim” ou “péssimo”.

A pesquisa foi feita em 194 cidades, entre os dias 21 e 23 de junho, e entrevistou 2771 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Os resultados refletem a mancha na imagem do presidente gerada pelo escândalo da JBS e agravada pela iminente denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele.

A situação do presidente se complicou ainda mais na noite de sábado, quando foi revelado que a perícia encomendada pela Polícia Federal ao Instituto de Nacional de Criminalística constatou que não houve edição no áudio gravado por Joesley Batista, um dos donos da JBS. A conclusão derruba a tese da defesa de Temer de que o áudio foi adulterado. Janot afirma que a gravação mostra que Temer e Joesley articularam para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, preso desde o ano passado.Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação