SAÚDE - Pesquisadores testam vacina contra colesterol alto

Primeira fase dos testes em humanos deve acabar ainda este ano (Foto: Opas)

Quem tem colesterol alto, tem que tomar diariamente um remédio. Embora o medicamento seja barato e eficiente, muitas pessoas não gostam de tomar remédio todos os dias ou simplesmente se esquecem de tomar na correria do dia a dia. Em alguns casos, pode haver efeitos colaterais. Por isso, pesquisadores estão estudando uma vacina que serviria como reforço anual para aumentar a imunidade dos pacientes.

Há mais de um tipo de colesterol. O LDL é conhecido como colesterol ruim, já o HDL é conhecido como colesterol bom. O excesso de colesterol ruim aumenta o risco de doenças cardiovasculares. A vacina, chamada de AT04A, foi desenvolvida para evitar que depósitos de gordura obstruam as artérias.

Como os testes com camundongos foram bem-sucedidos, o tratamento está sendo testado em 72 voluntários. O estudo foi publicado no European Heart Journal. Segundo Guenther Staffler, pesquisador da Affiris (empresa austríaca da biotecnologia que produziu a vacina), serão necessários pelo menos seis anos de teste para avaliar se o tratamento é seguro e eficiente para ser usado em humanos. A primeira fase, que foi lançada em 2015, na Universidade Médica de Viena, deve acabar ainda este ano.

Apesar de substituir os remédios, a vacina não dispensaria a importância de realizar atividades físicas ou de manter uma alimentação saudável. A ideia é que o imunizante ajude o organismo a atacar uma proteína chamada PCSK9, que permitiria ao LDL se acumular na corrente sanguínea.

Em camundongos, a vacina reduziu o LDL em 50% em um período de 12 meses e pareceu proteger contra o acúmulo de depósitos de gordura nas artérias. Além de fatores genéticos, uma alimentação não saudável, alto consumo de álcool, fumo e inatividade podem ocasionar o colesterol alto.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação