RÚSSIA OTAN

TV exibe vídeo de caça da Otan se aproximando de avião de ministro russo

Caça F-16 supostamente efetivava o procedimento padrão. EPA/Jagadeesh Nv

A emissora de televisão russa "Zvezda" exibiu nesta quarta-feira um vídeo que mostra um caça F-16 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se aproximando do avião em que viajava o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoygu, durante um voo sobre as águas neutras do Mar Báltico.

Segundo a "Zvezda", as imagens foram tomadas da cabine da aeronave de Shoygu e também mostram o caça russo Su-27, que escoltava o avião do titular de Defesa, e obriga o F-16 a se afastar.

O senador russo Frantz Klintsevich assegurou que o episódio se trata de uma situação "absolutamente sem precedentes".

"Temos que averiguar se o caça F-16 cumpria ordens de alguém do comando da Aliança para se aproximar do avião do ministro da Defesa, Serguei Shoygu, ou se o piloto agiu por iniciativa própria", afirmou o legislador em um comunicado de imprensa.

Klintsevich acrescentou que "uma coisa está clara: se não tivesse mudado de rumo, o caça (da Otan) teria sido derrubado".

Um representante da Otan, por sua vez, disse aos veículos de comunicação russos que o F-16 "cumpriu procedimentos padrões" ao avistar um avião que se aproximava do espaço aéreo dos países do bloco.

"Habitualmente, quando se intercepta um avião, é feita sua identificação visual, guardando sempre uma distância de segurança", disse a fonte, que acrescentou que os pilotos da aliança agiram "de forma responsável".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação