Batalha contra HIV ainda não foi vencida


Há 2,4 milhões de novas infecções por ano e 34 milhões de pessoas vivendo com AIDS

Trinta anos atrás, o mundo tomou conhecimento de uma catástrofe iminente quando cinco jovens gays em Los Angeles morreram pela doença que ficaria conhecida como HIV/AIDS. Hoje, a doença tem um impacto global, matando 1,8 milhão de pessoas por ano.

Cientistas fizeram descobertas científicas notáveis desde 1981. Identificaram um retrovírus anteriormente desconhecido como a causa da AIDS e determinaram que o vírus é transmitido principalmente através do contato sexual. Criaram testes rápidos para detectar o HIV e medir o avanço da doença. Fabricaram medicamentos antiretrovirais que mudaram o conceito do HIV, de uma sentença de morte para uma doença crônica, mas não fatal.

Ao lado desses avanços, políticos, defensores dos direitos humanos e pessoas vivendo com a AIDS têm lutado arduamente para reduzir o estigma e a discriminação. Uma quantidade sem precedentes de fundos têm sido investidos no tratamento e na prevenção do HIV. Em 2008, o total de recursos para os programas de prevenção em países de baixa e média renda foi 50 vezes maior do que era apenas 12 anos antes.

Mas, apesar desse progresso significativo, o número de vítimas do HIV continua alto demais. Há 2,4 milhões de novas infecções por ano e 34 milhões de pessoas vivendo com AIDS que necessitam de tratamento para se manter vivos. Há um equívoco generalizado no mundo desenvolvido de que já vencemos a batalha contra o HIV. Na realidade, a crise só tornou-se menos aparente.

Fonte: Slate

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação