OMS diz que Rio é mais poluída que São Paulo


Trânsito no Rio de Janeiro (Fonte: Reprodução/Agência O Dia)

Um ranking inédito da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificando as metrópoles mais poluídas do planeta trouxe uma surpresa. Ao contrário do que se imaginava, a cidade do Rio de Janeiro é mais poluída do que São Paulo.

No ranking, que abarca 1.100 cidades com mais de 100 mil habitantes de 91 países, o Rio ficou em 90º lugar, enquanto São Paulo aparece na 115ª posição. A cidade paulista de Cubatão, que já foi considerada a mais poluída do Brasil, é a 105ª da lista. A cidade de Ahvaz, no Irã, foi considerada a mais poluída do mundo.

Carlos Minc não concorda
Para elaborar o ranking, a OMS considerou os níveis de partículas menores que 10 micrômetros — as PM10, que causam graves problemas respiratórios — nas metrópoles analisadas. O limite máximo dessas partículas recomendado pela OMS é de 20 microgramas por metro cúbico (µg/m3). No Rio, o nível é cerca de três vezes maior (64 µg/m3).

O secretário estadual do Ambiente do Rio, Carlos Minc, contestou o ranking da OMS, dizendo que o método de aferição da qualidade do ar na capital fluminense melhorou muito em relação a 2009, quando foram feitas as medições tomadas como base pela OMS para elaborar a lista. Segundo a OMS, a poluição do ar mata cerca de dois milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação