Terapias com células-tronco


Pesquisa com células no país vai seguir modelo europeu (Reprodução/O Globo)

Comitê da Anvisa vai avaliar terapias com células-tronco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vai discutir a criação de um órgão interinstitucional, o Comitê de Assessoramento Técnico em Terapias Celulares (CAT). O órgão será o responsável por garantir a segurança, eficácia e desburocratização dos produtos que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células.
O CAT será discutido em um seminário no mês que vem. De acordo com a agência, o desenvolvimento dos campos de biotecnologia, biologia celular e de terapias com tecidos humanos levou à formação de novos tratamentos, remédios e produtos médicos que contêm células humanas.
Segundo a Anvisa, a regulação do material produzido por estes setores tornou-se urgente, e o seminário servirá para isso. Também será definido no evento quais parâmetros éticos devem ser seguidos pelos pesquisadores. A Anvisa inspirou-se na União Europeia, onde um comitê semelhante foi montado há quatro anos.
O Comitê também promete simplificar o trâmite dos pesquisadores. Atualmente, os interessados em pesquisas com terapias celulares precisam explicá-las ao conselho federal de sua área e à Anvisa. Agora, eles decidirão em conjunto.
“Precisamos definir um marco regulatório, a partir do qual estará valendo a exploração de produtos derivados de células, inclusive de células-tronco, sejam adultas ou embrionárias”, alerta Daniel Coradi, gerente de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa.
Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação