A possível volta do regime soviético


União Soviética ainda conta com um pequeno fã clube (Reprodução/Alamy)

Apesar de todos os horrores do stalinismo, da brutalidade, incompetência e outras atrocidades da União Soviética, ela ainda conta com um pequeno fã clube. Aos leitores pode muito bem ter escapado, mas o grandiosamente intitulado “Terceiro Congresso Mundial do Conselho Internacional de Amizade e Solidariedade com o Povo Soviético” se reuniu em Toronto, de 9 a 11 de setembro. A palavra “terceiro” não significa “terceiro mundo”, mas sim que já houve dois congressos como esse após o “desaparecimento temporário da União Soviética”: o primeira realizado em 2001 e o segundo em 2005, ambos também em Toronto.

Esta reunião contou com a presença de cerca de 30 representantes de diferentes partes do mundo. A maioria era do Canadá e dos Estados Unidos, muito poucos da Rússia, e pelo menos um do Reino Unido.

No primeiro dia, um dos oradores foi Viktor Bourenkov, presidente da Sociedade de Amizade Soviética com os Povos de Países Estrangeiros. O objetivo declarado da sociedade é o renascimento da União Soviética e do socialismo. Bourenkov assegurou à sua audiência que a Sociedade coopera com o Partido dos Trabalhadores Comunistas Russo – o Partido Revolucionário dos Comunistas, o PCUS, RCP-PCUS (Prigarin), um par de grupos de jovens, o jornal “Za SSSR” e o Movimento “Lenin I Otechestvo”. A Sociedade também tem contatos com a União Internacional de Jornalistas Eslava e a Embaixada cubana na Rússia.

Mas o movimento revitalista já está sendo destroçado por divisões internas. A China conta como uma potência imperialista? O ramo francês diz que sim. Outros discordam. Gennady Zyuganov, o líder da principal corrente da Rússia foi criticado por sua promoção oportunista de Stalin como líder em tempos de guerra ao invés de reconhecê-lo como teórico marxista.

É fácil esboçar um sorriso irônico em relação ao evento. Talvez os fantasmas dos milhões de assassinados sob o sistema soviético e as dezenas de milhões de pessoas cujas vidas foram arruinadas não consigam ver o lado engraçado disso tudo. Por que o revivalismo soviético é tratado como uma piada enquanto esforços semelhantes para reabilitar Hitler são vistos como crimes repugnantes ou injustificáveis?

Fonte: The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação