Cresce número de mortes prematuras de mulheres


Mais mulheres em idade de reprodução estão morrendo no mundo. (Reprodução/Internet)

Mais de um quarto de todas as mortes excedentes de mulheres ocorre na China no momento do parto, afirma o relatório anual do Banco Mundial “World Development Report”, publicado em 19 de setembro. O número aumentou de 890 mil a 1,1 milhão desde 1990. Esta é a quantidade de meninas extras que nasceriam caso a proporção de gêneros ao nascimento (105 meninos para 100 meninas) houvesse prevalecido na China.

Isto não acontece graças à prática do aborto seletivo. Meninas abortadas perfazem a maior parcela de mortes excedentes de mulheres ao redor do mundo, mas outros tipos de mortes têm crescido rapidamente, sobretudo aquelas de mulheres em idades de reprodução na África.

A morte excedente de mulheres africanas de 15 a 49 anos (comparada à taxa de mortalidade de mulheres em países ricos) aumentou em 150% entre 1990 e 2008. O número de mortes excedentes em países africanos com altas taxas de HIV/AIDS aumentou em 760%. A morte excessiva de mulheres está indo do nascimento no leste da Ásia à fase adulta na África.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação