Faculdades de Administração e os MBA's da vida


Número de inscrições para MBAs caíram, e alunos passaram a apostar em mestrados especializados

Futuro incerto para faculdades de administração

O ultimo relatório do Graduate Management Admission Council (GMAC) sobre inscrições para as faculdades de administração é duro de ler. De acordo com os dados do GMAC, mais de dois terços das faculdades ao redor do mundo apontam quedas enormes nas inscrições para seus programas de MBA de dois anos, e 57% delas também relatam uma queda nos programas de um ano.

Vários fatores podem estar contribuindo para esse cenário. As inscrições atingiram um número recorde no ano anterior, então parte dessa queda é um simples retorno à normalidade. No entanto, isso não justifica toda a queda.

Dave Wilson, presidente do GMAC, diz que talvez na haja uma queda tão enorme no número de pessoas fazendo inscrições, e sim que essas pessoas estejam fazendo inscrições para menos escolas do ramo. Essa é uma declaração interessante, porque uma explicação poderia estar no fato de mais estudantes se inscrevendo apenas em programas locais, nos quais as escolhas são limitadas. Se for verdadeira, essa explicação se encaixa nas projeções de muitos que prevêem um futuro difícil para as faculdades de administração.

O número de escolas de administração está crescendo, mas o preço das mensalidades não está caindo. Enquanto isso, em um mercado incerto, um MBA de uma escola mediana não é retorno garantido , e isso polarizou as inscrições. O enorme número de escolas globais de elite terão, um aumento nas inscrições, já que seu status será encarado como uma garantia de futuro no ramo. Enquanto isso, programas locais também ganharão um estímulo, por não terem custos extras ou obrigarem seus alunos a muita vezes ter que abandonar seus empregos.

Isso deixa várias escolas respeitáveis, mas fora da elite, no meio-termo, e em busca de uma estratégia de sobrevivência. Para Dipak Jain, o professor de marketing que agora preside o INSEAD, a solução está numa maneira de se diferenciar das demais.

Confirmando essa tese, a pesquisa do GMAC também revela que os mestrados especializados no ramo da administração tiveram um aumento de popularidade. Cerca de 80% das escolas pesquisadas tiveram aumentos nos mestrados em finanças e contabilidade. Com a luta pelos nichos se tornando cada vez maior, essa tendência deve continuar. Nem todos devem sobreviver.
Fonte: The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação