Bem-vindo ao circo da política russa


Na ausência da política, o principal trabalho do Kremlin é imitá-la (Reprodução/Economist)

Na Rússia, um país de 140 milhões de pessoas e com enormes problemas demográficos, econômicos e regionais, além de uma guerra prestes a atingir o ponto de fervura no norte do Cáucaso, as eleições deveriam ser um assunto sério. Mas no lugar de debates apropriados a respeito do futuro do país, encontra-se um pântano borbulhando de imitadores, palhaços, nacionalistas, provocadores e outros diabinhos

O resultado de ambos os conjuntos de eleições é pré-determinado, como sabem muito bem os eleitores russos. (Mais da metade, segundo pesquisadores, acham que as eleições serão sujas). O partido Rússia Unida do Kremlin, cujo único propósito é manter a atual burocracia no poder, receberá ao menos 60% dos votos na votação parlamentar de dezembro, dando a Vladmir Putin, seu líder, uma base de poder, queira ele ou não continuar no cargo de primeiro ministro ou então retornar ao Kremlin em março próximo.

Na ausência da verdadeira política, o principal trabalho dos manipuladores de opiniões do Kremlin é imitá-la, na tentativa de evitar que o público fique entediado a ponto de ignorar as eleições por completo. Partidos são planejados para todos os gostos: nacionalistas, liberais, comunistas (nacionalista é o que vende melhor). Os cínicos diretores de cena do Kremlin comandam o show com total desrespeito para com a audiência. Mesmo que na maioria das vezes estejam nos bastidores, eles aparecem ocasionalmente para ter certeza de que os atores estão seguindo fielmente o roteiro.

O que isso mostra é que o sistema criado pelo Sr. Putin teme o menor sinal de competição. Apesar de tudo, a opção de Putin por Medvedev para presidente em 2008 foi ditada precisamente pela sua falta de competitividade. Se Putin decidir retornar ao Kremlin, será provavelmente por acreditar que Medvedev é muito fraco para exercer o controle.

Fonte: Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação