Energia das algas tornará Veneza mais verde


Veneza é famosa por seus canais e gôndolas (Fonte: Reprodução/Alamy)

Veneza é famosa por seus canais, gôndolas e glamoroso festival de cinema. Suas credenciais ambientalistas, entretanto, não são muito reconhecidas. Mas um grupo de cientistas que investigam microalgas de Pellestrina, uma ilha vizinha, pode mudar isso.

Os pesquisadores trabalhando nesta minúscula faixa de solo têm a intenção de abastecer com energia elétrica todo o porto da cidade aproveitando o potencial bioenergético da vida das algas. Eles agora estão ocupados identificando quais das espécies nativas das lagoas de microalgas unicelulares podem ser cultivadas em novos biorreatores para a produção de biomassa eficiente para a geração de eletricidade e combustível de motores.

Planejado para entrar em operação no final do ano, os tanques experimentais gerarão 500 KW de capacidade de pico com óleo derivado de polpa de alga. Caso seja bem-sucedido, a capacidade do projeto pode ser rapidamente aumentada para 50 MW. O porto todo consome atualmente 7 MW. Trata-se de um dentre um número crescente de projetos espalhados pela Europa a extrair bicombustível de algas.

Estes organismos simples oferecem uma série de vantagens. Podem ser coletados uma vez a cada três dias, ter uma proporção maior de óleo do que matérias-primas biológicas, e, por poderem ser criados em tanques, as chances de causar danos aos ecossistemas é reduzida, e não se usa a cada vez mais escassa terra arável como outras matérias-primas de biomassa.

Ainda há a aparente neutralidade de carbono desta tecnologia. Até agora não se conseguiu criar nenhum ciclo integral de geração de energia. Mas, de acordo com o argumento, como as algas podem absorver dióxido de carbono, o processo provavelmente é sustentável. Como a lagoa que cerca a cidade, o futuro da geração de energia de Veneza pode ser verde.

Fonte: Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação