CALVÍCIE


Homens carecas ainda têm células-tronco nas raízes dos folículos (Reprodução/Internet)

Células de gordura podem ajudar cabelo a crescer

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale divulgou um estudo na última semana onde afirma ter descoberto um possível tratamento para reverter o possível problema de calvície.
Células de pele ricas em gordura teriam sido identificadas como fonte das substâncias necessárias para fazer o cabelo crescer. Experimentos realizados em camundongos, publicados na revista cientifica “Cell”, indicaram que as células-tronco do cabelo são controladas pela gordura.
Ao injetar um tipo específico de célula gordurosa, foi registrado um aumento significativo no crescimento de pelos nos camundongos. De acordo com os cientistas, houve um aumento de quatro vezes no número de células gordurosas em volta de um folículo de cabelo quando este começou a crescer.
Foram observados que os camundongos não conseguiam produzir estas células ricas em gordura. O cabelo normalmente cresce em ciclos, mas, nos animais com este problema, os folículos ficaram presos em um estágio inerte.
O estudo mostrou ainda que estas células produziram uma substância química – um fator de crescimento derivado das plaquetas do sangue – cem vezes mais do que as células em sua volta. Ao injetarem o fator de crescimento na pele dos camundongos com esse problema, o processo de crescimento dos folículos aumentou em 86%.
A equipe de pesquisa continua tentando identificar outras substâncias químicas que possam se envolver neste mesmo processo. Entretanto, não sabem se os mesmos processos químicos ocorrem com seres humanos. Pesquisas anteriores realizados com homens mostraram que partes calvas do couro cabeludo têm o mesmo número de células-tronco que as áreas com cabelo.
“Se nós conseguirmos fazer essas células gordas da pele ‘conversar’ com as células-tronco inertes na base dos folículos do cabelo, podemos conseguir fazer o cabelo crescer novamente”, afirmou a professora Valerie Horsley, de Yale.
O estudo indicou que as células ricas em gordura podem ter outras funções envolvendo células-tronco, tais como a formação de tumores ou a cura de ferimentos.
Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação