Infecções hospitalares


'Paciente internado está suscetível' (Fonte: Reprodução/Jornal de Notícias)

Infecções hospitalares matam cem mil por ano no Brasil

Estudos feitos em todo o país pela Associação Nacional de Biossegurança (Anbio) revelaram que, em média, 80% dos hospitais brasileiros não têm controle adequado. Além disso, o índice de infecção hospitalar varia entre 14% e 19% entre os pacientes. Em algumas unidades a taxa pode chegar a 88,3%.

A associação estima que ao todo cem mil pessoas morrem por ano devido a infecções hospitalares no país. Não há no Brasil dados oficiais sobre o número de mortos por conta de infecções desse tipo ou mesmo sobre o índice de infecção que seria aceitável nas unidades de terapia intensiva e nos berçários, por exemplo.

’1% dos hospitais tem um programa de biossegurança rotineiro’
Em entrevista ao jornal O Globo, a presidente da Anbio, Leila dos Santos Macedo, diz que “o paciente internado está suscetível. E infelizmente o cumprimento das normas de higiene é aquém do esperado. A gente vê profissionais de jaleco no refeitório, e aí eles levam agentes de risco para fora e trazem outros para o hospital. Outros não lavam as mãos corretamente ou não usam máscaras”.

Leila ressalta ainda que, “em muitas unidades, a troca de filtro do ar condicionado não é feita freqüentemente ou existe alta rotatividade dos profissionais de limpeza, e aí o pano de chão é usado em mais de uma enfermaria”. Ainda de acordo com a presidente da Anbio, “o país tem mais de sete mil hospitais e eu diria que 1% tem um programa de biossegurança rotineiro”.

Fonte:O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação