Robôs irão roubar o seu trabalho?


Computadores já deram o bote em trabalhadores de qualificação média (Reprodução/Slate)

Nesse momento existe alguém sendo treinado para fazer o seu trabalho. Ele pode não ser inteligente como você, na realidade ele pode ser bastante burro, mas o que lhe falta em inteligência é compensado com força de vontade, confiança, consistência e custo. Ele está disposto a trabalhar por mais horas e é capaz de fazer um trabalho melhor por um salário muito menor. Ele não exige benefícios de saúde ou aposentadoria; não fica doente nem perde tempo com piadinhas quando os prazos estão estourando.

Já deve estar claro que não estou falando de nenhum trabalhador comum. Estou me referindo aos empregados não-humanos – um robô, ou algum tipo de software sem rosto sendo controlado por um sistema. Eu passei os últimos meses investigando os caminhos por quais a automatização e a inteligência artificial estão se infiltrando em uma gama de profissões altamente qualificadas. O que eu descobri foi inquietante. Eles podem não saber ainda, mas alguns dos trabalhadores mais qualificados do país estão engajados em uma feroz batalha contra as máquinas. Aqueles em risco incluem médicos, advogados, farmacêuticos, cientistas e profissionais criativos – até mesmo escritores como eu.

Isso não é nada novo. As pessoas vêm se preocupando com a ascensão das máquinas há anos. Em geral, tais medos têm sido infundados. Sim, tecnologias mais avançadas, às vezes, substituem trabalhadores no curto prazo, mas ao longo da extensa marcha da história, avanços tecnológicos têm sido uma chave para o crescimento econômico.

Dessa vez pode ser diferente, contudo.

Máquinas com inteligência artificial estão se tornando tão boas tão rapidamente que estão prontas para substituir humanos em uma ampla gama de setores. Na próxima década veremos máquinas navegando por áreas da economia que nunca suspeitamos ser possível – elas estarão diagnosticando suas doenças, organizando seus remédios, resolvendo suas ações judiciais, fazendo descobertas científicas fundamentais e até mesmo escrevendo matérias como esta. A teoria econômica defende que à medida que esses setores forem revolucionados por tecnologias, o preço de seus serviços cairá e a sociedade como um todo se beneficiará. Advogados robóticos, por exemplo, trarão serviços legais baratos para as massas que não podem pagar por advogados hoje em dia.

Mas existe um lado negro também: imagine que você gastou três anos na faculdade de direito, mais dois anos como estagiário e a última década tentando se tornar sócio de um escritório – e agora vem uma máquina que pode fazer muito do seu trabalho de 400 dólares por hora mais rápido e por uma fração do preço. O que você faz agora?

Desde os anos 80, em várias nações industrializadas, o número de trabalhadores com instrução média (secretárias, zeladores, trabalhadores de manufaturas) tem diminuído rapidamente. Por isso, o maior crescimento de trabalho tem sido nos pólos, em profissões que requerem alta instrução e altos salários, e no setor de serviços, onde a maioria dos trabalhos requer pouca instrução e pagam salários baixíssimos.

As categorias de trabalhos de baixa qualificação que são consideradas mais promissoras na próxima década – incluindo serviço de alimentação, zeladoria, jardineiro, saúde domiciliar, babás e segurança – são em geral trabalhos físicos e requerem interação cara a cara. Em algum momento robôs serão capazes de executar estes papéis também, mas existe pouco incentivo para robotizar essas tarefas no momento, assim como existe um grande contingente de pessoas que estão dispostas a desempenhá-las por salários baixos.

Então se os computadores já deram o bote em trabalhadores de qualificação média e se trabalhadores pouco qualificados não são um alvo tão atraente, quem sobrou? Isso mesmo: profissionais – pessoas cujos trabalhos requerem anos de escolaridade, e que, consequentemente, ganham muito dinheiro executando-os.

Fonte: Slate

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação