Cientistas descobrem exoplanetas parecidos com a Terra


Planeta HD 85512b, um dos recém-descobertos pelo projeto (Reprodução/G1)

Uma equipe do Observatório Europeu do Sul confirmou na semana passada a descoberta de 50 exoplanetas em estrelas localizadas perto do Sol. Deste total, 16 apresentam massas parecidas com a da Terra. A descoberta foi revelada durante um congresso científico internacional, que reuniu 350 especialistas nos Estados Unidos.

No estudo, um grupo de astrônomos da Universidade de Genebra, na Suíça, usou um espectrógrafo (aparelho que registra espectros) chamado de Harps, instalado no telescópio do Observatório de La Silla, no Chile, para que o experimento fosse realizado.

Desde que foi iniciado, em 2003, o projeto Harps já descobriu mais de 150 planetas fora do sistema solar, sempre perto de estrelas parecidas com o nosso Sol. Os 16 astros parecidos com a Terra possuem entre 10 vezes a massa do nosso planeta.

Um dos planetas, que foi chamado de HD 85512b – tem apenas 3,6 vezes a massa da Terra e gira ao redor de sua estrela a uma distância conhecida como zona habitável. Planetas nesta zona podem apresentar água em estado líquido e reunir condições para o desenvolvimento da vida na Terra.

O número de exoplanetas conhecidos atualmente está em 600. A missão espacial Kepler, da Nasa, encontrou 1,2 mil candidatos a exoplanetas, usando um método inusitado: interferências mínimas de luz vinda da estrela quando o planeta passa entre ela e a sonda.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação