MEC estuda ampliar carga horária nas escolas


Fernando Haddad durante o congresso 'Educação: uma agenda urgente (Fonte: Reprodução/Jornal do Brasil)

Em busca de melhorar a aprendizagem dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) quer que os estudantes passem mais tempo na escola. O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que entre as opções estão o aumento da carga horária diária ou da duração do ano letivo, ou até mesmo as duas medidas combinadas.

Atualmente, a carga horária mínima nas escolas brasileiras é de quatro horas e o ano letivo dura 200 dias, o que totaliza 800 horas de ensino por ano. Essa carga, no entanto, é considerada baixa em relação a de outros países e na prática é ainda menor, principalmente quando há greves.

“O aprendizado está relacionado à exposição ao conhecimento. Há um consenso no Brasil de que a criança tem pouca exposição ao conhecimento seja porque a carga horária diária é baixa ou porque o número de dias letivos é inferior ao de demais países”, disse Haddad durante a abertura do congresso internacional “Educação: uma agenda urgente”, promovido pela ONG Todos Pela Educação.

Regime integral e mais investimentos
Uma alternativa que está sendo avaliada pelo governo é a antecipação da meta de ter metade das escolas públicas funcionando em regime integral, o que estava previsto para até 2020.

Fernando Haddad defendeu que haja um prazo de transição para que a implementação seja feita, que poderia ser de quatro anos. O ministro também reconheceu que a medida exigirá mais investimentos da pasta.

Fonte: Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação