Pais são principal influência na escolha da carreira


Opinião familiar: fator decisivo para os vestibulandos (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Uma pesquisa feita pela Universidade Anhembi Morumbi com quase 20 mil estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de São Paulo revelou que a opinião dos pais é a principal influência para a maioria dos vestibulandos na hora de decidir qual carreira seguir.
O coordenador da pesquisa, Luciano Romano, destaca que “a pesquisa nos mostra que os pais, assim como os alunos e os professores, também precisam de orientação vocacional para não prejudicarem o processo da escolha”.
Fatores decisivos
Luciano Romano ressalta também que “o mercado de trabalho é dinâmico e muitas vezes os mais velhos não acompanham as mudanças. Por isso, os pais costumam apontar profissões tradicionais e torcem o nariz quando o filho diz que deseja seguir um carreira nova, como design de games, por exemplo”. O jovem, por sua vez, “está antenado com as transformações das profissão e não pode ter medo de expressar sua vontade”, alerta o especialista.
De acordo com o levantamento, 33,3% dos estudantes entrevistados disseram que a opinião da família pesa quando o assunto é a carreira. Outros 30,5% apontaram como fator decisivo as características da profissão, 26,5%, a remuneração, e 17,5%, a vocação. O total ultrapassa 100% porque os estudantes puderam escolher mais de um fator de influência.
Fonte: Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação