ANTÁRTIDA X ESTAÇÃO

O dramático caso da estação de pesquisa que foge de rachaduras no gelo da Antártida


Cientistas estão sendo forçados a evacuar a estação Halley VI, na Antártida Oriental, depois que uma enorme rachadura no gelo nas proximidades dobrou de tamanho em menos de 2 meses. O incidente aconteceu apenas algumas semanas após a instalação se deslocar em resposta a outra ameaça: a abertura de um enorme abismo que ameaçou deixar a estação e toda a sua região a deriva.

“Nós queremos fazer a coisa certa para o nosso povo. Levá-los para casa durante o inverno é uma precaução prudente, dadas as mudanças que nossos glaciólogos têm visto na plataforma de gelo nos últimos meses”, afirma Tim Stockings, diretor de operações da British Antarctic Survey (BAS).

Estas mudanças realçam o quanto a vida é difícil e potencialmente perigosa na região mais inóspita do planeta. A Halley VI é composta por 8 módulos separados, o que significa que pode ser desmontada e rebocada para outro lugar.


Quando um abismo adormecido na plataforma de gelo Brunt (chamado de “abismo 1”) começou a mostrar sinais de atividade em 2012, não houve pânico. A lentidão com que o abismo se desenvolveu (cerca de 1,7 quilômetros por ano) mostrou para o BAS que teriam tempo suficiente para desacoplar os módulos da Halley VI e rebocá-los para o leste.

Ao mudar a estação para 23 quilômetros em direção ao interior da prateleira de gelo, a ideia era colocar a Halley fora de perigo, mas o abismo continuou crescendo e cortando uma enorme região.

O esforço de realocação começou em dezembro de 2016, e agora está na sua fase final, com apenas um módulo ainda sendo rebocado para o novo local. Infelizmente, antes de haver tempo para comemorar, uma nova rachadura foi descoberta ao norte da Halley VI e tornou a situação ainda mais imprevisível. Esta nova rachadura – apelidada de rachadura de Halloween, pois foi descoberta em 31 de outubro do ano passado – media 22 quilômetros quando foi descoberta.

Em menos de dois meses, ela cresceu e já atingiu 44 quilômetros de comprimento, e ninguém sabe exatamente como ela continuará se desenvolvendo.MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação