FALA - Macacos estão prontos para falar, revela pesquisa


Durante 40 anos, cientistas acreditaram que os macacos não conseguiam falar como humanos por não ter a estrutura vocal apropriada.


Essa constatação acabou de cair por terra. Estudos feitos com raio-x em macacos vivos mapearam o movimento das cordas vocais dos primatas durante situações de vocalização envolvendo lábios, língua e laringe. A conclusão é que a estrutura vocal dos macacos está pronta para a fala e poderia produzir sons que simulassem uma espécie de linguagem.

O problema é que, embora disponha de todo o mecanismo propício para a linguagem, falta essa habilidade cognitiva no cérebro dos macacos. No estudo somente uma espécie foi analisada.

A descoberta pode mudar a forma como se enxerga esse capítulo da evolução humana. É provável que a fala tenha surgido primeiramente a partir de um desenvolvimento cerebral, e não das transformações do aparelho fonador em si.

De um jeito ou de outro, os cientistas terão muito trabalho antes de finalmente fazerem os macacos falarem.Advances.sciencemag.org e Iflscience.com
IMAGEM: Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação