INICIATIVA PRIVADA

Aeronáutica vai privatizar gestão da rede de telecomunicações

Proposta conta com o apoio do Comando da Aeronáutica (Foto: Agência Brasil)

A rede de telecomunicações da Aeronáutica, usada para defesa vigilância e controle do espaço aéreo brasileiro, pode passar em breve para a iniciativa privada, através de uma parceria público-privada (conhecida como PPP).

A proposta é do governo de Michel Temer, mas conta com o apoio do Comando da Aeronáutica, que defende a medida diante das atuais restrições orçamentárias. A Aeronáutica admite haver preocupação com a proteção de dados e a segurança nacional, mas diz que criará mecanismos para se proteger.

A PPP é orçada em R$ 3,4 bilhões em investimentos e manutenção do sistema. A parceria deve durar 25 anos, com três ciclos de atualização tecnológica. A expectativa é que a concessão da rede de telecomunicações à iniciativa privada gere uma economia para Aeronáutica de 30% com os gastos com o sistema.

No total, 17 empresas privadas participaram de uma audiência pública sobre a PPP. As duas maiores interessadas são a mexicana Claro/Embratel e a americana Harris. Elas apresentaram propostas que podem servir de base para o edital de licitação que será lançado no final deste mês.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação