TRUMP- Libera oleodutos barrados por Obama

Donald Trump assinou a liberação das obras dos oleodutos nesta terça-feira / Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou nesta terça-feira a construção de dois polêmicos oleodutos que haviam sido bloqueados pela administração de Barack Obama.

Trata-se do Keystone XL e Dakota Access, sendo que o primeiro foi rejeitado por proporcionar o desenvolvimento das jazidas de areias betuminosas no Canadá. Essa é considerada uma das atividades mais poluentes do mundo.

Já o segundo terá 1,9 mil quilômetros por quatro estados e deve afetar e destruir alguns locais considerados sagrados para as tribos indígenas, como a Sioux. Além disso, o empreendimento oferece alto risco de poluição para o rio Missouri, fundamental para o abastecimento de água na Dakota do Norte.

Protecionismo e meio ambiente

"Vamos seguir em frente, mesmo que isso precise ser revisto", disse Trump ao assinar os decretos. Ele ainda afirmou que o aço usado na construção será "norte-americano", seguindo seu discurso inicial de protecionismo e nacionalismo.

Trump ainda firmou uma lei para acelerar o processo de aprovação para obras de infraestrutura consideradas importantes.

A "aceleração" terá foco especialmente na obtenção de autorizações necessárias do ponto de vista ambiental.

Choque de mudanças

As medidas anunciadas nesta terça-feira mostram que o novo presidente levará a fundo as questões de infraestrutura no país, mesmo que elas signifiquem danos ambientais.

Durante toda a campanha, Trump afirmou que o aquecimento global era uma "mentira" inventada pelos chineses para "roubar" empregos dos EUA.

Desaprovação popular

Uma pesquisa do instituto Gallup mostrou que apenas 45% dos norte-americanos aprovam os primeiros dias de trabalho do governo Trump.

Segundo estudo divulgado nesta terça, além dos 45% que desaprovam os planos iniciais, cerca de 10% ainda não tem opinião formada sobre o tema.Ansa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação