TRUMP E O AQUECIMENTO GLOBAL

AGÊNCIA PARA O MEIO AMBIENTE FOI AMORDAÇADA


A notícia percorre a web há alguns dias: com um dos seus primeiros atos oficiais, o presidente Donald Trump amordaçou a EPA (Environmental Protection Agency), ou seja, o órgão norte-americano para a proteção do meio ambiente. Trump ordenou que ela interrompa qualquer atividade pública de comunicação, tanto através dos seus próprios sites institucionais quanto através das redes sociais. O novo governante além disso teria proibido a Agência de assinar novos contratos e de receber financiamentos, mesmo oriundos de fontes privadas, para dar continuidade às suas atividades.

Em todo o mundo, esses atos estão sendo interpretados como enésimas provas do escasso conhecimento e fraca sensibilidade de Trump em relação às problemáticas ambientais. Mas o que aconteceu realmente?

Com efeito, pouco depois da sua posse, o 45o presidente dos Estados Unidos impôs à EPA e a outras agências governamentais a proibição de se comunicarem com o público. Isso significa, entre outras coisas, a suspensão de toda atividades nos sites da web e nas páginas dessas entidades nas redes sociais.

Trata-se na realidade de uma prática consolidada que acompanha as diversas mudanças no vértice do governo norte-americano, sobretudo quando o novo presidente é representante de um partido político diverso daquele do líder que se retira. O objetivo do silêncio midiático é rever as linhas mestras da comunicação pública de modo a alinhá-las com as prioridades do novo governo. Por esse motivo, já na sexta-feira 20 de janeiro, poucas horas antes da posse, Trump tinha firmado em bloco todos os novos regulamentos das Agências.Por: Luis Pellegrini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação