CIÊNCIA - A ciência explica quais são as vantagens do sexo


Biólogos da Universidade de Stirling, na Escócia, acabam de publicar uma pesquisa que explica quais são as vantagens evolutivas da reprodução sexual diante de outras formas de reprodução, como a clonagem.


De acordo com os pesquisadores, um dos principais benefícios do sexo está na mistura genética. A mescla constante de diferentes DNAs facilita uma adaptação mais bem-sucedida aos diversos agentes patogênicos que também sofrem mutações com o tempo.

Stuart Alud, responsável pelo estudo, explica que, ao analisar gerações sucessivas de piolhos do mar, um animal capaz de se reproduzir tanto sexualmente quanto por clonagem, confirmou-se que os filhotes gerados por meio do sexo ficavam doentes com menos frequência.

No entanto, o cientista explica que, em termos de economia biológica, esse método é mais caro: “o sexo precisa ser duas vezes mais eficaz que a clonagem para compensar seus custos. Para que o sexo seja favorecido na seleção natural, a mãe tem que produzir duas vezes mais filhotes ou descendentes que sejam duas vezes melhores”.RT
Imagem: nd3000/Shutterstock.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação