FIOCRUZ - Remédio para hepatite C se mostra eficaz contra Zika

Remédio bloqueou a multiplicação e eliminou o vírus da zika (Fonte: Reprodução/TV Globo)

Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz uma boa notícia para o tratamento contra a Zika. Pesquisadores descobriram que um remédio contra a Hepatite C pode ser eficaz no tratamento da doença provocada pelo zika vírus.

O resultado promissor foi obtido após oito meses de pesquisas feitas em conjunto por pesquisadores da Fiocruz, do Instituto D’Or, da UFRJ, do Instituto Nacional de Doenças Negligenciadas e indústrias farmacêuticas.

A semelhança entre o zika vírus e o vírus da hepatite C serviu como base para o estudo, uma vez que ambos têm uma enzima chamada RNA polimerase, que ajuda a multiplicar o vírus.

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Thiago Moreno, especialista em antivirais, explicou que “trabalhando com remédios que já são aprovados, a gente consegue realizar essa pesquisa de uma maneira mais rápida, mais acelerada. E a gente tem no sofosbuvir um potencial novo, um potencial remédio que poderia ser adaptado para a utilização em zika”.

O remédio sofosbuvir é utilizado no tratamento da hepatite C e age sobre a exima RNA polimerase, encontrada nos vírus da zika e da hepatite.

Os pesquisadores testaram o medicamento contra o zika vírus e obtiveram o mesmo resultado da hepatite C. O remédio bloqueou a multiplicação e eliminou o vírus da doença em cinco de um total de seis células testadas. Além disso, o medicamento também ajudou a recuperar células infectadas e a preservar células saudáveis.

O estudo foi publicado nesta quarta-feira, 18, na revista britânica Scientific Reports. A vantagem deste medicamento é que ele atua diretamente no vírus, sem afetar o funcionamento da célula.

O coordenador do estudo disse que os testes em animais devem começar até o segundo semestre. Já os testes em pacientes devem ser iniciados no fim do ano ou no início de 2018.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação