ÓCULOS E LENTES

Luxottica, dona da Ray-Ban e Oakley, e Essilor se fundem e criam gigante da ótica

Dona da Ray-Ban será acionista majoritária na nova gigante do setor da ótica (Foto: Flickr)

A empresa italiana Luxottica, maior fabricante de óculos de luxo do mundo e dona das marcas Ray-Ban e Oakley, e a fabricante de lentes francesa Essilor anunciaram nesta segunda-feira, 16, um acordo de fusão que dará origem a uma gigante no setor de óticas. O valor estimado de mercado da nova companhia ultrapassa os 46 bilhões de euros (US$ 49 bilhões).

De acordo com o jornal americano Wall Street Journal, tanto a Essilor queria entrar no negócio das armações de óculos, quanto a Luxxotica queria entrar no negócio das lentes. Após anos de negociações e especulações de que ambas estariam em rota de colisão, a fusão se concretizou.

Com isso, a nova empresa se chamará EssilorLuxottica e terá suas ações negociadas na Bolsa de Valores de Paris. A receita combinada das duas companhias deve chegar a mais de 15 bilhões de euros (cerca de US$ 16 bilhões).

Pelos termos do acordo, a holding italiana Delfin entregará sua fatia de 62% da Luxottica em troca de uma participação entre 31% e 38% na EssilorLuxottica. Com isso, Leonardo Del Vecchio, fundador e atual presidente da Luxottica, será o novo presidente da futura companhia.

No entanto, o francês Hubert Sagnières, presidente do conselho e diretor-executivo da Essilor, será o vice-presidente executivo da EssilorLuxottica e terá os mesmos poderes que o executivo italiano de 81 anos.

Ao fim da operação de fusão, a futura empresa contará com um quadro de funcionários de 140 mil pessoas e venderá seus produtos em mais de 150 países.Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação