ESCUTAS ILEGAIS


Escândalo eleva pressão sobre David Cameron


Cameron enfrenta pior crise de sua carreira política


O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 20, no Parlamento britânico sobre o escândalo das escutas ilegais do tabloide News of the World. Ele declarou que sua equipe agiu de maneira “totalmente correta” no relacionamento com a polícia no caso dos grampos telefônicos. E afirmou ainda que seu ex-chefe de imprensa, Andy Coulson, deve ser processado se estiver implicado nas escutas, mas disse que “todo mundo é inocente até prova em contrário”.

Diante de um escândalo cujas implicações políticas continuam a aumentar, David Cameron, que ocupa o cargo de premier há pouco mais de um ano, enfrenta agora a pior crise de sua carreira política. Ele vem sendo criticado pela indicação de um ex-editor do News of the World como seu principal assessor de comunicações. Suspeita-se que Andy Coulson, que renunciou ao cargo no governo britânico em janeiro, esteja envolvido no escândalo dos grampos e que tenha subornado policiais em troca de informações. Andy Coulson foi preso na semana passada e solto sob fiança.

Imagem prejudicada
Além das críticas devido à contratação de Coulson, Cameron também é acusado de ter relações muito próximas com executivos que representam os interesses do empresário Rupert Murdoch, dono da News Corporation, da qual o News of the World fazia parte antes de ser fechado.

Há registros de que, desde que se tornou premier, Cameron encontrou-se com executivos da News International, a divisão britânica da News Corporation, a uma média de duas a três vezes por mês. Analistas dizem que o escândalo prejudicou a sua imagem.

Oposição

Após a sabatina de Cameron no Parlamento, a oposição criticou a relação entre o jornalista Andy Coulson e o premier, classificando-a de “um erro de julgamento catastrófico” ainda não devidamente esclarecido.

“(As explicações) não são suficientes. Os aliados de Cameron responderam às dúvidas com um muro de silêncio”, afirmou Ed Miliband, líder do Partido Trabalhista.

Ao mesmo tempo em que pressiona Cameron, Miliband resolveu seguir o exemplo de Cameron e prometeu publicar as gravações e os documentos relacionados aos seus encontros com executivos da mídia britânica. “Eu aplaudo a decisão do premier de ser mais transparente sobre sua relação com executivos”, disse.

Fonte: Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação