Economia Européia a beira de um ataque de nervos


Só o fim do euro salva a Europa?

“É preciso acabar com a moeda única para salvar a UE. Não há outra solução”. Esta é a opinião do historiador e professor de Harvard Niall Ferguson, que no ano 2000 escreveu que o euro não duraria mais do que dez anos.

“Quando a Europa adotou o euro, eu já dizia que não iria funcionar, porque você não pode ter uma união econômica sem união fiscal”, disse Niall Ferguson em conversa com jornalistas após uma palestra em Edimburgo, na Escócia, nesta quarta-feira, 13.

Excluir países ‘não é mais opção’
Ferguson é taxativo quanto à realidade européia: “Há duas opções para a Europa hoje, ou se transformar numa federação, como os EUA, ou abandonar essa idéia de moeda única. Mas não há vontade política para a federação”.

Perguntado sobre a possibilidade de a UE excluir países do bloco, ele disse: ”A Grécia não vai ser competitiva com a mesma política monetária da Alemanha. Portugal também não. Há seis meses, ainda era possível manter o euro e excluir da união monetária um país ou outro. Mas essa solução foi sendo adiada e hoje não é mais uma opção”.

Fontes: Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação