Fox News prospera sem medo de dar opiniões
Empresa do grupo de Rupert Murdoch triunfa refletindo opiniões de seus espectadores da direita conservadora
Uma das organizações jornalísticas mais rentáveis do planeta é a Fox News, uma rede de TV a cabo norte-americana que pertence à News Corporation. Em 2010, a empresa teria obtido lucros US$ 800 milhões sobre uma receita de US$ 1,5 bilhões, de acordo com a SNL Kagan, uma empresa de pesquisa – mais do que suas rivais CNN e MSNBC juntas.
Criada em 1996 para satisfazer o apetite de espectadores conservadores, a rede traz nomes como Bill O’Reilly e Sean Hannity, que oferecem opiniões e comentários direitistas, embora o canal insista em afirmar que suas reportagens são imparciais. A Fox é mais famosa por ser mais opinativa do que lucrativa, mas Bill Shine, chefe de programação do canal, acha que essas duas características estão ligadas. “Oferecemos opiniões que não são vistas mais em lugar nenhum”, diz ele.
Em um mundo no qual milhares de novas fontes surgem na internet, os consumidores estão soterrados por informações e querem receber o significado dessas informações devidamente mastigado pela mídia. A Fox não é a única organização sem medo de dizer o que pensa, e prosperar por isso. Outros exemplos incluem o apoio declarado da Al Jazeera pelas reformas no mundo árabe, a visão satírica de Jon Stewart no “Daily Show”, e o popular programa de rádio ultra-conservador de Rush Limbaugh.
Fonte: The Economist
Comentários
Postar um comentário