ALEMANHA TERRORISMO

Alemanha dá primeiro passo para espionar conversas por apps de mensagens

Medida busca combater o terrorismo. EFE / Marcelo Sayão

A Alemanha deu nesta quarta-feira o primeiro passo para poder espionar as comunicações de suspeitos de terrorismo enviadas por aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram, algo que até o momento não era legalmente possível.

Uma conferência que reúne o ministro do Interior e os responsáveis pela pasta nos 16 estados federados do país acertou hoje na cidade de Dresden, por unanimidade, ampliar as possibilidades de interceptação de mensagens enviadas por pessoas classificadas como "perigosas". Até o momento, a ação dos agentes era limitada a e-mails e SMS.

"As autoridades devem estar em disposição legal e técnica de poder intervir nessas mensagens e avaliá-las", afirmou o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, em coletiva de imprensa.

O acordo firmado hoje deve se transformar nas próximas semanas em uma reforma das leis que regulam o acompanhamento de suspeitos por parte das forças de segurança.

Segundo dados do Escritório Federal de Investigação Criminal (BKA) informados hoje, cerca de 70% das mensagens classificadas como relevantes pelas forças de segurança são enviadas por esse tipo de aplicativo de smartphones.

Na reunião, a primeira desde o atentado jihadista de dezembro do ano passado em Berlim, também foi acertada uma maior colaboração e coordenação entre os diferentes serviços de inteligência regionais.

A investigação sobre o ataque evidenciou erros de comunicação entre as autoridades regionais porque o autor, o tunisiano Anis Amri, já era conhecido pelas forças de segurança.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação