CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - Estudo indica que interesse por MBA diminuiu nos últimos anos

Inscrições para os processos seletivos na maioria dos cursos estão diminuindo (Foto: Pixabay)

Nos Estados Unidos, são concedidos mais diplomas de mestrado em administração de empresas do que em qualquer outra disciplina. No ano letivo de 2013-14 mais de 189 mil diplomas foram expedidos, segundo os últimos dados disponíveis. O curso de administração de empresas é o mais procurado no mundo.

A maioria dos alunos se forma em cursos de MBA, um curso de especialização em administração, que abrange uma ampla área do conhecimento, como o estudo de finanças, contabilidade, gestão empresarial, marketing, entre outras matérias. O MBA é quase um requisito obrigatório para a formação de um executivo bem-sucedido. Cerca de dois quintos dos CEOs das empresas listadas na Fortune 500 têm diplomas de MBA.

No entanto, um novo estudo mostra que o interesse em fazer um MBA diminuiu nos últimos anos. As inscrições para os processos seletivos na maioria dos cursos estão diminuindo ou se mantêm estáveis, de acordo com a organização sem fins lucrativos de escolas de administração de empresas Graduate Management Admission Council (GMAC).

Os dados mais recentes publicados pela revista The Economist referentes aos cursos de MBA em tempo integral confirmam as informações do GMAC. Há 5 anos, uma escola de administração de empresas recebia 17 pedidos de inscrição para os cursos de MBA em tempo integral. Este ano o número caiu para dez alunos.

A popularidade do MBA está sob pressão dos cursos de pós-graduação ou mestrado, por exemplo, em finanças e em gestão de bancos de dados, assim como dos cursos de educação à distância, que estão mudando com rapidez sua reputação de má qualidade de ensino.

Os cursos de pós-graduação e mestrado em geral são feitos logo após a conclusão do curso de graduação, e atraem os recém-graduados que ainda sentem os efeitos da recessão econômica. Segundo o instituto de pesquisa Economic Policy Institute (EPI), o desemprego entre os jovens que saem das universidades nos EUA voltou aos níveis anteriores à recessão, mas o subemprego é alto com uma taxa de 12,6%, em comparação com 9,6% em 2007.

Os alunos que fazem pós-graduação em administração de empresas e começam a trabalhar são menos inclinados a se desligar do emprego, para dedicar cinco anos a um MBA em tempo integral. E os headhunters estão menos interessados em selecionar profissionais que cursaram o MBA. Os grandes bancos, em especial, afetados pela crise financeira, não fazem mais extensos programas de recrutamento nas escolas de administração de empresas.

Os que querem ter uma formação que se estende a vários campos, sem se limitar a uma especialização, estão procurando cada vez mais programas de MBA online. Essa educação à distância, oferecida pelas ditas fábricas de diplomas, era vista como um substituto medíocre para os cursos tradicionais e formava poucos alunos entre os milhares de graduados em administração de empresas.

Mas agora as melhores escolas de administração de empresas estão oferecendo programas de MBA online e o número deve aumentar 9% no próximo ano, de acordo com o GMAC. “Esquecemos com frequência que a geração do milênio nasceu na era digital e, portanto, gosta das opções online”, disse o presidente do GMAC, Sangeet Chowfl. Mas, na verdade, a geração do milênio quer ter a experiência de estudar em uma universidade em convívio com os demais alunos. As opções online têm um apelo maior para a geração mais velha, que pode conciliar o curso com o emprego em tempo integral, disse Chowfl.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação