ESTUDO - Corpo precisa de 14 dias para se adaptar ao horário de verão

O horário de verão começou no último dia 16 e segue até o dia 19 de fevereiro (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O corpo humano precisa de pelo menos 14 dias para se acostumar ao horário de verão, que começou no último dia 16 e segue até o dia 19 de fevereiro e que adianta o relógio em uma hora.

A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Silva Umemura, no Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritos Biológicos, que é ligado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

De acordo com o estudo, enquanto o corpo humano não se adapta ao novo horário, problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado são comuns.

O horário de verão, que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal, visa economizar energia elétrica.

O pesquisador explicou que “com a mudança no horário as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo e isso gera uma série de modificações fisiológicas no organismo”. Como a temperatura do corpo sobe mais cedo a partir do novo horário ocorre uma desestabilização entre os ritmos da temperatura corporal e da atividade de repouso, o que gera problemas, como distúrbios de sono.

“A pessoa fica mais propensa a ter déficits de atenção, pode ter maior fadiga durante o dia, problemas para dormir, fragmentação do sono e até mesmo a diminuição da duração do sono”, disse Umemura, que ressaltou ainda que os grupos mais afetados são os adolescentes e os jovens adultos.

O pesquisador afirmou também que, embora seja menos comum, os sintomas podem perdurar para algumas pessoas até o retorno para o horário normal.

O estudo contou com a participação de cerca de 20 pessoas, que foram monitoradas dia e noite com aparelhos. O início do horário de verão afeta principalmente quem tem rotinas mais rígidas de trabalho.BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação