ELEIÇÕES AMERICANAS.. Qual a raiz da antipatia em relação a Hillary Clinton?

O fato de Hillary estar sempre envolvida em escândalos não a tem ajudado (Foto: Tech Sgt. Cohen A. Young)

Para entender a boa reputação de Hillary Clinton como senadora e secretária de Estado, esqueçam seus admiradores mais próximos. Mas também deem um desconto na opinião de alguns partidários de Bill Clinton, que agora ganham dinheiro criticando duramente a candidata democrata, como Dick Morris. Quando não escreve artigos polêmicos de oposição a Hillary, Morris é o principal colunista político do National Enquirer, um tabloide que descreve a candidata de 68 anos como uma lésbica predatória à beira da morte.

Essas opiniões não definem bem a avaliação complexa do desempenho de Hillary Clinton em sua vida pública e privada. Cerca de 55% dos americanos têm uma visão desfavorável de Hillary; em torno do mesmo número não confia nela. No entanto, as pessoas que a conhecem, mesmo os críticos, elogiam sua integridade. Ela é um político e, portanto, às vezes defende seus interesses e assume uma postura cínica, mas motivada, dizem, pelo desejo primordial de incentivar o progresso dos Estados Unidos.

Qual é a explicação para a impopularidade de Hillary Clinton, que em 8 de novembro levará milhões de americanos a votarem em um homem que se vangloria de suas proezas de assédio sexual?

A antipatia em relação a Hillary Clinton não é apenas uma fantasia de ódio dos partidos de direita, seu nível de rejeição e desconfiança também é grande no Partido Democrata. Quase um terço dos democratas discordam da recente decisão do FBI de não recomendar um processo judicial contra ela ao Departamento de Justiça, em razão dos e-mails enviados por servidores privados quando era secretária de Estado.

Hillary Clinton tem uma baixa popularidade entre os eleitores mais jovens, que desconfiam da política do governo e defendem uma mudança radical. Essa opinião não se limita aos jovens do sexo masculino da geração do milênio, mas também às mulheres, que em grande parte demonstrou indiferença pela perspectiva de uma mulher ocupar pela primeira vez o cargo de presidente da República dos EUA.

Hillary Clinton já passou por essa experiência de rejeição. Assim que atraiu a atenção do país em 1991, durante a primeira campanha presidencial do marido, o público assumiu uma posição hostil a seu respeito. “Assim como nas corridas de cavalos, a aversão a Hillary passou a ser um dos temas de conversa que uniu a elite e a classe menos favorecida do país”, dizia um artigo publicado pela revista New Yorker em 1996. Mas não havia uma explicação plausível para o clima de hostilidade criado.

O fato de Hillary estar sempre envolvida em escândalos não a tem ajudado. Eles deixaram uma impressão pouco lisonjeira ao seu respeito. Com sua percepção para explorar os piores instintos dos americanos, Donald Trump tem procurado estimular uma repulsa misógina a Hillary desde o início da campanha. Quando ela pediu para fazer uma pausa em um debate nas eleições primárias para ir ao toalete, Trump disse que sua atitude era “repugnante”. Um tweet que dizia “Se Hillary não consegue satisfazer o marido, o que a qualifica para satisfazer os EUA?” foi retransmitido da conta do Twitter de Trump, embora, é claro, ele tenha dito que desconhecia o fato.

Agora Trump diz que sua adversária e convidada para sua festa de casamento em 2005 (“uma mulher extraordinária”, dizia na época) é culpada de assassinato e adultério. Seus partidários usam camisetas com os dizeres vulgares, “Trump that bitch” e “Hillary sucks, but not like Monica”.

Eles são responsáveis pelo sentimento de ódio a Hillary nessa eleição. Mas sempre houve a expectativa que as mulheres reagiriam a essa campanha misógina e agressiva. Por fim, os eleitores do sexo feminino estão apoiando Hillary. A candidata democrata tem 20 pontos percentuais nas pesquisas de intenção de votos entre o eleitorado feminino, em comparação com apenas sete pontos percentuais de eleitores masculinos de Trump. The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação