EXTREMISMO... O legado de Hitler na atualidade

Prédio onde Hitler nasceu (Foto: Wikimedia)

O prédio de número 15 da rua Salzburger Vorstadt, na cidade austríaca de Braunau am Inn, seria apenas um prédio se não fosse o lugar onde Hitler nasceu. Por temer que a propriedade vire símbolo para os neonazistas, o governo diz que vai destruir ou alterar por completo o prédio.

Apesar de uma figura como Hitler não poder ser esquecida, é extremamente importante saber como ela é lembrada. Não é à toa que em frente ao antigo prédio amarelo há uma mensagem gravada em pedra em homenagem a todas as vítimas do Holocausto. “Pela paz, democracia e liberdade. Milhões de mortos nos lembram: fascismo nunca mais.”

No entanto, o legado de Hitler não parece se limitar apenas aos neonazistas, mas parece estar presente em muitos discursos políticos ao redor do mundo. E por isso parece ser tão crucial não subestimar nenhum deles. A maioria dos países europeus, por exemplo, está observando uma ascensão de partidos populistas. Teoricamente, o populismo ataca grupos “de fora”. É preciso lembrar que Hitler ansiava a ascensão da raça ariana.

Quando uma “lista de inimigos estrangeiros” é assunto na Conferência do Partido Conservador britânico, é fácil se lembrar das Leis de Nuremberg, que retiravam a cidadania alemã dos judeus e os proibiam de se casar ou ter relações sexuais com pessoas de “sangue alemão ou seus descendentes”.

Quando a premiê britânica Theresa May diz que “se você acredita ser um cidadão do mundo, você é um cidadão de lugar nenhum”, é possível se lembrar de como Hitler ridicularizava os “cosmopolitas sem raízes”.

Mas não são apenas os europeus que têm discursos semelhantes aos das ideias de Hitler. O presidente russo Vladimir Putin é um exemplo. Hillary Clinton, David Cameron e o príncipe Charles já argumentaram que Hitler ocupou a Tchecoslováquia usando como desculpa o tratamento aos alemães étnicos, enquanto Putin citou o destino dos russos étnicos da Ucrânia e da Crimeia para justificar seu envolvimento militar nestes conflitos.

Além disso, é preciso lembrar que, no começo, Hitler era motivo de piada. Ele era caçoado como pouco sofisticado e um demagogo sem habilidades. Algo bem parecido com o que aconteceu com Donald Trump. O empresário que era visto apenas como piada, hoje concorre à presidência dos Estados Unidos. Parece que o antigo prédio amarelo não foi a única coisa que sobrou daquela época. O essencial é não subestimar nada nem ninguém que tenha algum traço daquele que dizimou milhões.BBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação