POLÊMICA INTERNACIONAL... Espanha cancela permissão de reabastecimento de navios russos

Admiral Kuznetsov, porta-aviões russo (Foto: Twitter/@Bastion2008)

O governo da Espanha cancelou a permissão de reabastecimento de uma frota de navios russa, liderada pelo porta-aviões Almirante Kuznetsov, em Ceuta, território ultramarino espanhol localizado no Estreito de Gibraltar, que dá acesso ao Mar Mediterrâneo, de onde os russos planejam promover ataques contra a Síria.

O plano de reabastecimento em território espanhol foi recebido com críticas pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e pelos parlamentares europeus. A Espanha acusa a Rússia de praticar crimes de guerra na Síria. Logo, seria hipocrisia do país ajudar os navios russos a chegarem ao seu destino. O eurodeputado belga Guy Verhofstadt chegou a postar no Twitter “Espanha assina declaração da União Europeia sobre crimes russos de guerra em #Alepo na semana passada; hoje ajuda a reabastecer a frota a caminho de cometer mais atrocidades. Sério?”.

Apesar de Ceuta ser parte da União Europeia, o status na Otan é incerto. Desde 2011, pelo menos 60 navios russos ancoraram lá. Mas a Espanha insiste que a assistência dada aos navios russos sempre foi comercial e transparente.

Na última terça-feira, 25, o Ministério de Relações Exteriores da Espanha disse que a permissão para essas paradas seria fornecida dependendo do caso, ou seja, dependendo da natureza do navio envolvido e da possibilidade de riscos.EL Pais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação