ECONOMIA... Petrobras começa a dar sinais de melhora

Próximo objetivo da Petrobras é recuperar o selo de boa pagadora (Foto: ABr)

A Petrobras começa a dar sinais de recuperação após anos de agruras financeiras geradas pelos escândalos de corrupção e pelo colapso no preço do petróleo.

As ações da empresa acumuladas no ano apresentam uma alta de 168%. Além disso, a Petrobras subiu do 11º para o 8º lugar no ranking das petroleiras com maior valor de mercado. A posição ainda é bem abaixo do 3º que ocupava em 2008, mas pode subir ainda mais conforme a empresa recupera a confiança do investido.

Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, falou sobre os desafios e os próximos passos no plano de recuperação da empresa. Entre os principais objetivos está recuperar o selo de boa pagadora perdido em fevereiro de 2015. A ideia é alcançar essa meta até 2018. Para isso, ele afirma que é necessário correr com os ajustes.

“Executar um plano que inclui redução de custos e de investimento, sem reduzir metas e com ganho de produtividade, além de um programa de desinvestimento relevante, requer muita disciplina”, disse Parente.

Na sexta-feira passada, a agência de classificação de risco Moody’s elevou a nota da Petrobras, mas a empresa ainda está cinco patamares abaixo do selo de boa pagadora.

A Petrobras colhe os frutos da melhora do mercado internacional após países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordarem em cortar a produção de petróleo em uma reunião ocorrida no final do mês passado. A decisão fez o preço do barril subir para US$ 49, o maior valor registrado nas últimas 12 reuniões do grupo.

A alta do real frente ao dólar também teve um papel crucial, já que a grande parte da dívida da empresa é em moeda americana. Outros fatores que contribuíram foi o chamado “plano de desinvestimento” promovido pela gestão da empresa. Ele cortou projetos de investimento e vendeu ativos, como fatias do pré-sal.

A decisão do governo de Michel Temer de liberar a empresas estrangeiras a operação do pré-sal e a promessa de reduzir a interferência do governo na empresa também tiveram efeitos positivos na recuperação.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação