MATURIDADE PEMIADA - Ganhadores do Nobel são cada vez mais velhos

Desde o ano 2000 só 8% dos vencedores tinham menos de 50 anos (Foto: Wikipedia)

A fortuna de Alfred Nobel deveria, segundo seu testamento, ser destinada a conceder “prêmios aos que, durante o ano anterior, teriam proporcionado os maiores benefícios na área cultural e científica à humanidade”. Mas os comitês que escolhem os candidatos ao prêmio Nobel com frequência descobrem feitos importantes, ou livros escritos, há anos que merecem o prêmio.

Em parte como resultado dessa política decisória, a idade dos premiados tem aumentado de uma forma constante. Desde o ano 2000 só 8% dos vencedores dos prêmios de química, física e medicina tinham menos de 50 anos, uma proporção mínima em comparação com os 36% que receberam prêmios nessas mesmas áreas no século XX.

Assim como em 2015 (o prêmio de 2016 ainda não havia sido divulgado no momento da edição deste número da revista A The Economist), ninguém com menos de 50 anos tinha ganhado o prêmio Nobel de Economia, que não constava das cláusulas do testamento e foi criado em 1968 em memória de Alfred Nobel. O prêmio Nobel da Paz foi a única exceção ao longo desses anos. A ganhadora do prêmio em 2014, Malala Yousafzai com apenas 17 anos, foi a mais jovem laureada na história do prêmio Nobel.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação