REFERENDO NOS EUA ‘NYT’ - Pede que estados votem pela legalização da maconha

Segundo o 'NYT', proibição da droga provocou danos enormes (Foto: Conceptual)

Em um editorial publicado na última quarta-feira, 19, o jornal New York Times defendeu que americanos em nove estados, incluindo Califórnia, Flórida e Massachusetts, votassem a favor da liberação do uso recreativo e medicinal da maconha em um referendo que ocorrerá no dia 8 de novembro. Para o jornal, a aprovação pode representar um grande avanço nas legislação de drogas no país.

“Essas iniciativas podem dar um grande impulso para a legalização da maconha, possibilitando o próximo presidente e o Congresso de reformar a legislação falha de drogas”, disse o texto do New York Times.

O jornal destaca que a questão da legalização da maconha no país já mostra um bom índice de aprovação. De acordo com uma pesquisa de opinião realizada pela Gallup e divulgada na última quarta-feira, o número de americanos que apoiam a legalização é de 60%, enquanto em 2000 o número era de 31% e em 1969 apenas 12%.

O editorial aponta que o uso medicinal já é permitido em 25 estados americanos e alguns deles irão apenas votar a liberação do uso recreativo. Na Califórnia, em que o uso medicinal é aprovado desde 1996, pesquisas mostram que é bem provável que o uso recreativo seja liberado.

Já em estados que votarão apenas o uso medicinal o New York Times considera que uma aprovação pode fazer com que outros estados revejam suas leis. “Se a Flórida dizer ‘sim’ nas urnas, outros estados no Sul do país que têm sido resistentes à legalização poderão reconsiderar suas proibições”, afirmou o jornal.

O editorial considera que a política antidrogas gerou efeitos devastadores no país, destacando que durante décadas a maconha provocou a prisão de milhões de americanos e dezenas de milhares deles foram levados para a cadeia sem ter cometido qualquer crime violento. “Os governos federal e estadual gastaram bilhões de dólares em combate à droga, um dinheiro que seria melhor gasto em saúde mental e no tratamento contra o abuso da substância”, afirma o jornal.

Além disso, eles defendem que nos estados onde o uso recreativo foi permitido não houve um aumento significativo no uso da maconha por adolescentes ou qualquer outra consequência negativa prevista por opositores à legalização. “No Colorado, por exemplo, os índices de expulsão em escolas por conta de drogas reduziram nos últimos anos. Também não houve aumento no número de acidentes de trânsito relacionados às drogas no Colorado ou em Washington”.

Por fim, o editorial considera que o país está caminhando para uma mudança devido aos danos provocados em comunidades, famílias e no orçamento dos estados por conta de uma “legislação de drogas draconiana”. “É hora do governo federal reconhecer os custos disso e correr atrás para que os estados adotem leis mais racionais”.New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação