RESTOS MORTAIS

Múmia encontrada pode ser de antigo xá do Irã

Reza Pahlavi foi o penúltimo xá do Irã. Ele nasceu em 1878 e chegou ao poder em 1925 (Foto: Tasnim)

O corpo mumificado do xá Reza Pahlavi, pai de Mohammad Reza Pahlavi – último monarca do Irã -, pode ter sido encontrado nos arredores de Teerã, capital do país. As informações foram divulgadas através das redes sociais pelo neto do antigo xá iraniano, Reza Pahlavi, que vive nos Estados Unidos em exílio.

Os restos mortais, que foram embalsamados e enterrados no Egito para depois serem transferidos para o Irã, estavam desaparecidos desde a revolução de 1979, que transformou a monarquia iraniana em uma república. Isso porque, depois da Revolução Iraniana, o mausoléu onde estava armazenado o corpo do xá Pahlavi foi destruído.

O corpo teria sido descoberto por operários de uma obra de reconstrução do santuário xiita de Abdul Azim, que fica em um terreno próximo de onde estava localizado o mausoléu do xá Pahlavi.

Ainda não se tem certeza que o corpo pertença ao xá Pahlavi, mas Reza Pahlavi afirmou que “muito provavelmente” os restos pertencem ao seu avô. O porta-voz do Comitê de Herança Cultural de Teerã afirmou, em entrevista à agência de notícias ISNA, que é “possível” que a múmia pertença ao antigo monarca. Porém, as autoridades afirmam que será necessário um exame de DNA.

Através das redes sociais, Reza Phalavi, que se posiciona como um defensor dos direitos humanos e da democracia parlamentar no Irã, solicitou que seja permitido à família do xá Pahlavi enterrar o seu corpo.

“Se não como um pai do Irã moderno ou como um rei, ao menos como um simples soldado e servo do seu país e seu povo, Reza xá deve ter um túmulo com seu nome em uma localização conhecida dos iranianos”, disse através de um comunicado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação