MEIO AMBIENTE LENÇOS

Lenços umedecidos: tão práticos quanto danosos

Os lenços umedecidos não se desfazem na água como papel higiênico (Foto: gizmodo)

Lenços umedecidos são uma das mais práticas invenções. Servem para tirar maquiagem, limpar superfícies e auxiliar na higiene de bebês de forma rápida e com pouco ou nenhum esforço. Para a vida moderna, onde o tempo é escasso, eles são parte de cotidiano.

No entanto, tal praticidade tem um alto custo ambiental. Por não se desfazerem na água, como o papel higiênico, por exemplo, os lenços umedecidos acabam por entupir encanamentos. Pior, ao se juntar ao poder aderente da gordura de cozinha que desce pelos ralos, eles formam uma espécie de “bloco” capaz de bloquear a passagem de efluentes.

Segundo um artigo da revista Economist, os lenços para higiene pessoal e de bebês são os principais vilões. O texto cita um relatório divulgado em 2017, pela Water UK, a maior distribuidora de água do Reino Unido, que aponta que mais de 90% dos entupimentos de esgotos registrados naquele ano no país foram causados por acúmulo de lenços umedecidos.

Também no ano passado, o famoso arquipélago de Ibiza, no leste da Espanha, viveu um pesadelo causado por lenços umedecidos, como noticiou o jornal El País. Uma grande quantidade do produto descartado na região de Cala de Bou, no município de Sant Josep, gerou entupimentos na estação de bombeamento Caló de s’Oli. O lixo acumulado acabou por obstruir o sistema de drenagem o que fez com que excrementos e milhares de lenços umedecidos fossem parar no mar e nos rochedos da encosta local.

Pensando nisso, Deng Chao, especialista em ciência dos materiais e pesquisador da Universidade de Donghua, em Xangai, começou a pensar em fazer lenços umedecidos menos danosos ao meio ambiente, mas com o mesmo desempenho. Em um artigo publicado no periódico científico Royal Society Open Science, Chao e sua equipe parecem ter descoberto a resposta.

Em vez de usar resina para manter juntas as fibras do produto, Chao e seus colegas utilizaram uma técnica chamada hidro enredamento, que envolve borrifar jatos d´água em uma teia fibrosa para consolidá-la. O resultado se mostrou tão bom como os lenços umedecidos convencionais. Além disso, a versão criada por chão e sua equipe se desintegra como o papel higiênico, uma vez colocado na água e agitado. Adaptar essa versão para o uso convencional não deve ser tão difícil e promete trazer muitos benefícios ao meio ambiente.
The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação