FMI G20

G20 expressa preocupação com "retrocesso" do isolacionismo

O ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne. EFE/EPA/SHAWN THEW

O G20 reconheceu que o maior risco encarado pela economia global são o "retrocesso para políticas isolacionismo" e a mudança de ciclo em matéria de normalização monetária, segundo afirmou o governo da Argentina, que ostenta a presidência rotatória do grupo.

"Os principais riscos são as políticas isolacionistas e o processo de normalização monetária", comentou o ministro da Fazenda da Argentina, Nicolás Dujovne, em entrevista coletiva ao término da cúpula ministerial do G20, que reúne as maiores economias desenvolvidas e em desenvolvimento.

Dujovne ressaltou que as atuais disputas comerciais são uma "fonte de preocupação" no grupo, especialmente pelos possíveis efeitos negativos que possam ter sobre o crescimento econômico.

"(Essas disputas) ocuparam grande parte das discussões da noite de ontem" reconheceu o ministro, que esteve acompanhado pelo presidente do Banco Central da Argentina, Federico Sturzenegger.

"Embora existam diferenças, ainda há um forte consenso sobre a importância do comércio para elevar o crescimento e a prosperidade", acrescentou Dujovne.

O encontro do G20 aconteceu em meio à assembleia do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que ocorre nesta semana em Washington.

Os atritos entre EUA e China marcaram grande parte das discussões no fórum que reúne os principais líderes econômicos mundiais, em meio ao temor de uma guerra comercial entre as duas maiores economias mundiais.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação