TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

A Austrália não existe?

Prática de ‘desmentir’ existência de lugares é uma das mais antigas da internet (Foto: Wikimedia)

A Austrália não existe e os sinais disso sempre estiveram presentes: que país do mundo tem aranhas mais venenosas que cobras? Alguém um dia acreditou que os cangurus existem?

A teoria de que a Austrália é uma invenção foi postada no site americano Reddit uma plataforma de compartilhamento de informações sejam elas relevantes ou não. A postagem com a teoria sobre a Austrália é do ano passado, mas vem ganhando notoriedade (e adeptos) nas últimas semanas.

Ela faz parte de uma prática muito comum na internet. Desde a criação da rede “detetives” virtuais se dedicam a formular teorias do tipo e já “desmentiram” a existência de inúmeros lugares.

No topo dessa lista está a Finlândia, o país que muitos creem existir entre a Rússia e a Suécia e que lutou bravamente contra a invasão soviética na Segunda Guerra Mundial. O questionamento sobre a existência da Finlândia também surgiu no Reddit, em 2015. Segundo o usuário que se autointitulava Raregan, o país é uma mera peça de ficção projetada para criar quotas de pesca para ajudar a Rússia a exportar sushi para o Japão.

No ano passado, outro usuário da plataforma sugeriu que Molise, uma região do sul da Itália de 300 mil habitantes, não existe. A afirmação é fruto do mesmo tipo de piada que no Brasil tem como alvo o Acre. Há na internet uma série de afirmações de que o estado não existe e até uma que afirma que trata-se de uma terra que o tempo esqueceu e ainda é habitada por dinossauros.

Embora o fenômeno das fake news seja algo novo, a criação de teorias da conspiração sobre a existência de lugares é um dos “memes” mais antigos da internet e remete aos primórdios da rede como conhecemos hoje em dia. No início de 1993, usuários alemães da Usenet, uma plataforma de discussão anterior a internet atual, divulgaram uma piada que afirmava que a cidade alemã de Bielefeld era uma ficção mantida pela CIA, o Mossad e aliens. A piada atravessou décadas e diferentes plataformas online e ainda persiste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação