É DE MILHO !!!!

Shoyu brasileiro é feito de milho, mostra pesquisa


Pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, descobriram que o molho shoyu comercializado no Brasil não é feito de soja, mas sim de milho.

“O que a indústria brasileira oferece ao consumidor não é shoyu propriamente dito, é um molho escuro e salgado elaborado a partir de milho, que deveria ter outro nome”, explica a bióloga Maristela Morais, uma das coordenadoras do grupo.

Em outros países, como Japão, China e Coreia do Sul, o molho é feito com soja e pequenas porções de outros cereais, como trigo ou cevada.

No estudo, os pesquisadores mediram a proporção de duas variantes de carbono nas amostras de shoyu de 70 marcas vendidas no país. No estudo, eles descobriram que o milho é o principal componente do molho. Os produtos analisados tinham, em media, menos de 20% de soja em sua composição.

De acordo com os pesquisadores, a utilização do milho na produção do molho de soja está relacionada ao barateamento na produção, já que o grão tem um preço menor do que a soja. “O uso de milho na produção de shoyu não é ilegal, já que a legislação brasileira não especifica qual deve ser a proporção de cereais usados na sua fabricação”, afirma a bióloga.Yahoo Finanças

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação