CONFIANÇA PESSOAS

Sete erros que tornam as pessoas menos confiáveis

Algumas pequenas ações podem fazer com que as pessoas confiem mais em você (Foto: Pixabay)

Ter a confiança de seus colegas em um ambiente de trabalho é sempre importante. Afinal, quando todos confiam, há uma parceria e as atividades são melhores desenvolvidas. No entanto, algumas pequenas ações fazem com que, sem que a gente perceba, nos tornemos pessoas menos confiáveis.

Desta forma, a Business Insider UK preparou uma lista com sete pequenas ações que fazem com que você se torne uma pessoa menos confiável, não apenas em um ambiente de trabalho, mas em sua vida social também.

1 – Palavras diferentes de ações

Segundo os ex-fuzileiros navais que escreveram o livro “Spark” existe um “gap do dizer e fazer”. Ou seja, uma lacuna entre o que você diz e o que você faz. Quanto maior a lacuna, menos confiável a pessoa se torna.

Por exemplo, se você diz que não chegará atrasado em determinada reunião, mas acaba não sendo pontual, por qualquer que seja o motivo, isso pode diminuir a confiança que as pessoas têm em você. Assumir a responsabilidade pelo erro pode diminuir o dano, mas não é algo que pode acontecer com frequência.

2 – Ruídos na comunicação

Se você está em uma posição de liderança frente aos colegas de trabalho, é importante que os afazeres sejam determinados de forma clara e objetiva. Segundo os autores do livro “Spark”, a comunicação eficiente é uma forma de fortalecer a confiança entre os membros de uma equipe.

3 – Sorriso de boca fechada

Segundo um estudo publicado em 2016 na revista Proceedings da 18ª Conferência Internacional da ACM sobre Interação Multimodal, certas expressões faciais são percebidas como sinais de pessoas não confiáveis, como, por exemplo, o sorriso de boca fechada.

4 – Tratamento incorreto

Um “erro” bem comum que todos cometem é tratar as outras pessoas da mesma forma que gostaríamos de ser tratados. Essa ação é conhecida como “regra de ouro”. No entanto, o agente de contrainteligência Robin Dreeke indica que seja usada a “regra de platina”, ou seja, que você trate a outra pessoa como ela gostaria de ser tratada.

5 – Atitudes “muito perfeitas”

Em toda empresa existe um funcionário que aparenta não fazer nada de errado. No entanto, por mais que ele pareça estar se dedicando e conseguindo fazer o seu melhor, sempre parece que há algo não confiável nele.

“Embora este empregado possa ser perfeito no papel, há algo sobre eles que parece desonesto. Este colega de trabalho é extremamente polido e fará o que for preciso para subir na hierarquia corporativa, o que pode, em última instância, criar graves problemas de confiança entre os membros da equipe”, afirmou o CEO da plataforma de engajamento de funcionários HighGround em entrevista à Business Insider.

6 – Linguagem indecisa

“Eu acho que fiz isso”, “eu penso que deixei ali”, “acredito que fiz aquilo”. Essas afirmações demonstram que você não tem absoluta certeza de que fez o que deveria, o que pode gerar uma desconfiança em seu trabalho, conforme explicou Lynn Taylor, autora do livro Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behaviour and Thrive in Your Job (Dome seu terrível tirano do escritório: como gerenciar o comportamento infantil do chefe e prosperar no seu trabalho, em tradução livre).

7 – Falta de confiança nos colegas

Heidi Grant Halvorson, professora da Universidade de Columbia, disse, em entrevista à Business Insider, que a confiança normalmente é recíproca. Por isso, para que as pessoas confiem em você, você deve confiar nos outros.

De acordo com a professora e autora do livro No One Understands You e What to Do About It (Ninguém entende você e o que fazer sobre isso, em tradução livre), não é necessário ser totalmente aberto sobre a sua vida com as outras pessoas, mas selecionar alguns detalhes pessoais que inspirem confiança. Dessa forma, além de seus colegas de trabalho confiarem em você, também podem se tornar seus amigos.Business Insider UK

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação