VACINA CONTRA GRIPE

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda

Ministério da Saúde ressaltou que 'a vacina contra gripe é segura' (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Começou nesta segunda-feira, 23, e segue até o dia 1º de junho a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A vacina deve ser aplicada em idosos a partir de 60 anos, crianças com idades entre 6 meses e 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

No dia 12 de maio deve o ocorrer o chamado dia D de mobilização nacional, com um total de 65 mil postos de vacinação abertos em todo o país, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes. Além disso, estarão disponíveis 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais. A ação contará com a participação de 240 mil pessoas.

O Ministério da Saúde informou que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1 e o H3N2.

A pasta ressaltou que “a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”.

As reações à vacina, como dor, vermelhidão e endurecimento no local da aplicação, são raras e, ainda segundo o governo, costumam passar em 48 horas. Pessoas com histórico de reação anafilática prévia em aplicações anteriores ou que têm alergia grave relacionada a ovo e derivados não devem tomar a vacina sem orientação médica.EBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação