BARBOSA X BOLSONARO

Joaquim Barbosa ganha espaço e abre 2º lugar nas preferências de votos, diz nova pesquisa


A pesquisa do DataPoder360 de intenção de votos para presidente da República publicada neste sábado (21) traz Joaquim Barbosa (PSB) no 2º lugar da lista dos presidenciáveis mais competitivos, com 16,3% dos votos. O ex-ministro aparece logo atrás do pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL), com 22,4%, que lidera a pesquisa.

O cenário ainda é embaralhado para as eleições de 2018. O DataPoder360 avaliou a possibilidade da disputa ocorrer entre os 7 candidadatos cuja exposição indicasse intenção de voto acima de 5%. A soma de brancos e nulos com aqueles que ainda não possuem candidatos ou não responderam fica na casa dos 25%.

Sem Lula nos testes, a pesquisa traz uma disputa embolada para a 3ª posição. Diferentemente do que foi refletido no último Datafolha, há um crescimento potencial do possível herdeiro político e partidário do ex-presidente. Fernando Haddad (PT) tem 7,4% das intenções de voto e empata com Ciro Gomes (PDT), com 8,4%, Marina Silva (REDE), 8,2%, e Alvaro Dias (PODEMOS), 6,3%.

O tucano Geraldo Alckmin aparece abaixo com 5,5% das intenções de voto. Nos cenários do teste, Bolsonaro ganharia com folga do candidato do PSDB em um possível 2º turno.

Veja o quadro:

DISPUTA PRESIDENCIAL Jair Bolsonaro (PSL) - 22,4%
Joaquim Barbosa (PSB) - 16,3% Ciro Gomes (PDT) - 8,4% Marina Silva (REDE) - 8,2% Fernando Haddad (PT) - 7,4% Alvaro Dias (Podemos) - 6,3% Geraldo Alckmin (PSDB) - 5,5% Branco ou nulo - 17,3% Não sabe ou não respondeu - 8,2%

O estudo foi realizado entre os dias 16 e 19 de abril e contou com 2.000 entrevistados em 278 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.Ana Beatriz Rosa,HuffPost Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação