COMPUTADOR -Conheça o computador quântico que poderá mudar o mundo

Cientistas garantem: projeto irá mudar os rumos da humanidade!

A mecânica quântica poderá revolucionar o mundo da computação, processando e resolvendo problemas complexos milhões de vezes mais rapidamente que os aparelhos atuais. Isso poderá resultar no desenvolvimento de novos medicamentos, na solução de problemas científicos complexos ou até mesmo ajudar a encontrar respostas a mistérios profundos do Universo.

A ideia da mecânica quântica é que uma coisa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Em um computador tradicional, a unidade de informação é o “bit”, que pode ter o valor de 1 ou 0. Um sistema quântico, por sua vez, opera com “qubits”, que podem ter qualquer combinação desses valores (00, 01, 10 e 11) ao mesmo tempo. Isso permitirá a realização de vários cálculos simultaneamente, em vez de utilizar uma progressão lógica como nos computadores binários.

Um grupo de físicos da Universidade de Sussex, no Reino Unido, elaborou o primeiro projeto para construir um computador quântico modular em grande escala. Em dois anos, será construído um aparelho em pequena escala como modelo inicial. A expectativa é conseguir parceiros para a construção do projeto maior. Isso não deve acontecer pelos próximos dez anos, dado os enormes custos e tamanho (o computador projetado ocuparia um prédio inteiro).

Contudo, a complexidade inerente ao sistema quântico desafia os cientistas, que já tiveram dificuldades para construir aparelhos com mais de 10 ou 15 qubits, sempre chegando a um erro no qual os qubits perdem sua ambiguidade e se transformam em unidades simples de 1 e 0. No entanto, existem métodos para corrigir esses erros.

Winfired Hensinger, professor da Universidade de Sussex e líder da equipe internacional, que conta com membros da Google, da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, do Instituto Riken, no Japão, e da Universidade de Siegen, na Alemanha, afirma que o computador quântico mudará o mundo para sempre e permitirá que façamos coisas que nem sequer havíamos sonhado. BBC
Imagem: Ion Quantum Tech Group - Universidade de Sussex

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação