TRANSPARÊNCIA - Acesso a dados de saúde evolui no Brasil

No ranking, o Brasil ficou acima de países como França, Alemanha, Itália e Suíça (Foto: Pixabay)

O Brasil está em 12° no ranking de transparência no sistema de saúde. A pesquisa, realizada pela consultoria KPMG, leva em consideração 32 países. Apesar de o Brasil ter evoluído neste quesito nos últimos anos, isto não significou melhora na eficiência ou na qualidade do setor. O relatório não inclui dados da rede privada brasileira.

A aprovação de leis como a que regulamenta o direito de acesso às informações públicas, em 2011, e a que pune empresas por atos de corrupção contra a administração pública, em 2013, é considerada um marco na transparência da saúde brasileira.

No ranking, o Brasil ficou acima de países como França, Alemanha, Itália e Suíça. “O Brasil é um dos poucos países a ter um serviço de ouvidoria. Qualquer cidadão pode ter acesso a dados, como taxas de HIV por região, índices de infecção hospitalar e de mortalidade. Outros países não têm a obrigação de tornar os dados públicos”, diz Daniel Greca, gerente de saúde da KPMG e coordenador do estudo no Brasil.

Apesar de o Brasil estar evoluindo em relação à transparência dos dados, o mesmo não pode ser dito em relação à qualidade do setor. “A transparência é um dos pilares do sistema de saúde, mas não garante eficiência e que não haja corrupção. Embora colha, armazene e publique dados, a gente não acredita que o Brasil esteja gerando inteligência com eles”, afirma Greca.Folha de S.Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação