CORRUPÇÃO NA RÚSSIA

Despertar da juventude russa deixa Kremlin em alerta

Policiais russos prendem um jovem manifestante em Moscou (Foto: Twitter)

No último fim de semana, o Kremlin foi surpreendido por protestos contra corrupção em quase 100 cidades da Rússia. As manifestações deixaram o governo atordoado não só pelo seu tamanho e espontaneidade, mas pela presença majoritária de jovens, abaixo dos vinte anos, que não conheceram outro governo a não ser o do presidente Vladimir Putin, no poder há 17 anos.

Ainda não está claro se a empolgação da juventude russa é momentânea ou se sinaliza uma nova era. Para o jornalista russo Artyom Troitsky, a presença em massa dos jovens “é excepcionalmente importante”. Segundo ele, os jovens sempre foram catalisadores de mudanças, logo, sua presença indica um ponto de inflexão na política. Além disso, ela mostra que os jovens estão deixando a apatia de lado para se engajar em questões políticas.

Tal ideia é compartilhada por Aleksei A. Navalny, líder da oposição e ativista contra corrupção que convocou os protestos – e foi condenado a 15 dias na prisão por isso. Ele diz que os protestos deram novo fôlego a ele para seguir com a pressão contra o governo. “Acho que os eventos de ontem [domingo] mostram que há um grande numero de eleitores russos que apoiam a agenda de um candidato que dá voz à luta contra a corrupção”, disse Navalny, ao jornal New York Times.

É dado como certo que Navalny não tem chances de vitória. Principalmente, porque está suspenso da disputa por uma condenação por fraude em fevereiro deste ano, suspeita de ser uma manobra política do Kremlin.

Porém, não é essa a questão. Segundo Samuel A. Greene, especialista em manifestações russas da King’s College London, Reino Unido, Navalny se tornou um agente crucial para mostrar à população que a “camada de gelo” que cobre os horizontes políticos do país pode ser quebrada.

“As pessoas – tanto no Kremlin como os 80% que dizem apoiar Putin – há anos vêm agindo assim porque consideram o ‘gelo’ muito espesso e impossível de ser quebrado. O que Navalny está fazendo é mostrar que não é, e que um dia irá se quebrar”, disse Greene.

Essa mudança ocorre também pelo maior acesso à informação entre os jovens, que hoje não se informam pelos veículos estatais, mas sim pela internet, e pela eleição de Donald Trump, que deixou Putin sem um bode expiatório americano para os problemas da Rússia.

Apesar da dinâmica dos protestos, Putin ainda goza de amplo apoio. Sua popularidade está caindo, mas lentamente. Segundo uma pesquisa elaborada pelo Levada Center, uma entidade pública de Moscou, a aprovação de Putin caiu de 86%, em 2015, para 84%, em fevereiro deste ano.

Analistas, no entanto, afirmam que a queda será contínua, especialmente após desvanecer a euforia nacionalista gerada com a anexação da Crimeia. É o que diz um estudo do sociólogo Mikhail Dmitriev. Segundo ele, conforme o fervor da anexação se dissipa, os inimigos estrangeiros não serão mais o principal alvo da indignação popular, mas sim os burocratas do governo. Especialmente em Moscou, onde está concentrada a classe média russa. Dmitriev prevê uma escalada na demanda por desenvolvimento humano, educação, saúde e outros serviços do governo.The New York Times

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação